Bem-vindo ao Agrupamento de Escolas das Taipas

!

"Educar para Incluir e Intervir"

Contexto

O Agrupamento de Escolas das Taipas, com sede na Escola Básica das Taipas, abrange um território formado por seis freguesias, tendo sete estabelecimentos de educação: as escolas básicas do Pinheiral, de Agrolongo, da Charneca, de Igreja, de Longos, de Vieite e a de ensino básico com 2.º e 3.º ciclos das Taipas.

O Agrupamento insere-se numa área aproximada de 24 km2, com mais de 14500 habitantes, pertencentes a cinco freguesias: Caldelas, Sande (S. Martinho), Longos, UF de Sande São Lourenço e Balazar e UF de Sande Vila Nova e Sande S. Clemente (apenas S. Clemente).

Caraterização do Agrupamento

As unidades escolares com educação pré-escolar e primeiro ciclo apresentam uma estrutura edificada com condições apreciáveis, possibilitando o desenvolvimento das atividades dentro do quadro de planeamento estabelecido e com alguma confortabilidade para as crianças e alunos. A escola sede exibe uma nova arquitetura com inegável impacto nas condições de trabalho de funcionários, professores e, sobretudo, nas condições de acesso, frequência e desempenho escolar dos alunos, assegurando uma solução digna, cómoda, segura, dado que todo o edifício cumpre os requisitos de qualidade exigidos para uma escola do presente, mas com desafios de futuro.

O Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) está a funcionar no edifício da escola-sede para dar uma resposta educativa diferenciada a crianças e alunos que apresentem acentuadas limitações no domínio cognitivo, no domínio motor e/ou no domínio sensorial, e necessidade de cuidados específicos permanentes. O CAA é uma estrutura de apoio agregadora dos recursos humanos e materiais, dos saberes e competências da escola e conta com o apoio de técnicos especializados como resposta educativa. Em todas as escolas do AET vigora o regime normal. Escola Básica das Taipas 2.º e 3.º ciclos e CAA Escola Básica

Missão

A nossa missão é a de apresentar uma organização escolar caracterizada pela qualidade do serviço educativo que presta, pelo sucesso escolar dos seus alunos, pelo rigor e disciplina, pela qualidade do seu ambiente interno, pela diversidade e qualidade das suas atividades e projetos, pela capacidade de mobilização e envolvimento da comunidade educativa e pelo elevado grau de satisfação das famílias face ao trabalho aqui realizado.

Visão

No âmbito da visão estratégica, acreditamos que é possível construir uma escola que a todos inclua; que acompanhe a evolução dos tempos, incutindo nos alunos capacidade interventiva, criativa e empreendedora; cultive o respeito pelas diferenças; privilegie as aprendizagens de qualidade e ofereça respostas educativas diversificadas e ajustadas às especificidades dos destinatários. Em suma, acreditamos que é possível construir uma escola de qualidade assumidamente reconhecida pela comunidade que serve.

parallax background

Princípios e Valores

  • Promover a cidadania responsável, a solidariedade e o respeito;
  • Fomentar o sucesso escolar e profissional de todos;
  • Otimizar a reflexão, partilha e coresponsabilização numa perspetiva pluralista;
  • Incentivar o rigor, exigência e a valorização do trabalho realizado
  • Promover a equidade educativa. PRIORIDADES DE AÇÃO
  • Elevar os padrões de desempenho dos alunos através da adoção de estratégias que lhes permitam adquirir um conjunto de conhecimentos e desenvolver capacidades fundamentais;
  • Continuar a promover a inclusão escolar, diversificando a oferta educativa, e prevenir o abandono escolar;
  • Valorizar a Língua Portuguesa, a Ciência, a Cultura, a Tecnologia, o Desporto e as Artes;
  • Considerar a educação para a cidadania como transversal a todas as áreas curriculares;
  • Consolidar o envolvimento dos pais/E. de educação no percurso escolar dos seus educandos;
  • Consolidar o processo de autoavaliação do Agrupamento