Webnode       

 

Breve Historial


  Em 87/88, nasce o Clube de Jornalismo. Nesse ano, após um concurso para decidir o seu nome, sai o 1º número d'O Pequeno Jornalista, policopiado na escola, em folhas A4. Tem 3 edições. No ano seguinte, surge com o formato tablóide e é pago pela sua secção de Publicidade, o que acontece durante os primeiros anos de existência.

Como Centro de Tempos Livres, o Clube sobrevive uns anos. Chega a ter 120 alunos e 4 professores a lecionarem um minicurso de Jornalismo. Os seus membros tinham um Cartão de Identificação.

Depois, as horas de atividade extra-curricular foram desaparecendo até só restar o seu produto - O Jornal Escolar, que, ao longo dos anos, foi reformulando o seu visual: em 94/95, surge a cor, a maior reformulação. Em 93, surge o Prá Pequenada, o Suplemento, com o projeto PEPT 2000, dedicado às EB1's que connosco andavam no projeto e que hoje é dedicado aos JI e às EB1 do Agrupamento.

Tendo concorrido ao concurso nacional de jornais escolares, em 92/93, ganhou o 2º prémio no seu escalão e, em 95/96, ficou em 3º lugar. Em 97/98, com este concurso em edição eletrónica, o Pequeno Jornalista esteve na base do nascimento do site da escola na Internet. Desde há uns anos, o número anual é colocado em PDF neste site http://www.eb23-caldas-taipas.rcts.pt/ , em recursos educativos – jornais – O Pequeno Jornalista.

Os anos foram passando e, das quatro edições/ ano, passamos para as três e, em 98/99, para a edição anual, com suporte financeiro integral pela escola.

Desde a primeira hora, o jornal foi e é um repositório fiel do noticiário de todas as atividades e projetos desenvolvidos pela escola / agrupamento. Procurou sempre cobrir os eventos e deles dar conhecimento à comunidade escolar, em primeira instância, e à população em geral. O Pequeno Jornalista orgulha-se de ter levado e de continuar a levar bem longe o nome da escola / agrupamento.

Em 2009/10, renasce o clube com o nome de Oficina de Jornalismo e de Escrita Criativa, com cerca de 20 alunos, da responsabilidade da sua coordenadora; em 2010/11, a oficina funciona com cerca de 30 alunos; em 2011/2012, são cerca de 38 alunos de quatro turmas. Esta oficina lançou O Pequeno Jornalista Online –

http://www.eb23-caldas-taipas.rcts.pt/JornalOnline1011/  -, de cariz mensal, com secções da sua inteira responsabilidade e a colaboração dos JI e EB1.

Em 2011/2012, a escola recebe o convite da WIKIJORNAL para fazer um jornal online. Dada a sua edição imediata e não ocupando espaço da escola, a oficina aceitou a proposta e surge o jornalzinho Os Pequenos Jornalistas da Escola Básica 2,3 de Caldas das Taipas -http://ospequenosjornalistas.wikijornal.com -com colaboração aberta a toda a comunidade escolar, nomeadamente aos 2º e 3º ciclos.

Com 25 anos, o P.J. nunca parou e continua a estar em cima dos acontecimentos graças à sua Coordenadora, a professora Teresa Portal.

 

Edições Digitais


Pequeno Jornalista nº57 - Julho 2014 - Ano XXVI

            


  

       
               

 

 

Caixa de pesquisa

Como chegar até Escolas Básicas

  

Sugestões

Envie-nos as suas sugestões para o email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.